+

Do que se trata...

Logística Reversa

A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. (Patricia Guarnieri).

Algumas Referências:

Logística Reversa

Patricia Guarnieri

Este livro aborda a logística reversa, suas principais vantagens e dificuldades, o impacto da Política Nacional de Resíduos Sólidos para os atores envolvidos na geração dos resíduos, seu planejamento e mensuração e também fornece detalhes de processos de logística reversa dos resíduos eletroeletrônicos, dentre eles: eletrodomésticos, eletrônicos, pilhas e baterias e lâmpadas. Além disso, no último capítulo são apresentados dois estudos de caso, envolvendo resíduos da indústria automobilística e da indústria madeireira, que visam ilustrar os conceitos apresentados.

Gestão de Resíduos Eletro eletrônicos

O livro foi lançado pela Editora Campus Elsevier (2013) e foi organizado por Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho, Doutora em Engenharia Elétrica e Professora Associada da USP e Lúcia Helena Xavier, a qual é Doutora em Gestão Ambiental e Pesquisadora Adjunta na Coordenação de Estudos Ambientais da Fundação Joaquim Nabuco.

O reverso da Logística

Neste livro Edelvino Razzoni Filho e Rodrigo Berté destacam a importância da logística reversa para as organizações. Ao demonstrar que o destino correto dos resíduos é fator competitivo para as empresas, é uma obra que ajudará gestores, estudantes e profissionais interessados pelo tema a encontrar saídas para aperfeiçoar essa prática e minimizar impactos ao meio ambiente.

Logística Reversa - Benefícios Ambientais e Financeiros.

Logística reversa como solução para o problema do lixo eletrônico - Benefícios Ambientais e Financeiros vem suprir uma carência de literatura nessa área. Para tal, o autor Eduardo Correia Miguez expõe vários aspectos relacionados à logística reversa, como: legislação, meio ambiente e responsabilidade social. Objetivando sempre demonstrar casos em que em que as empresas conseguem prover benefícios financeiros com uso das atividades da logística reversa e mostrar que ações que levem em conta melhorias ao meio ambiente podem caminhar ao lado de retorno financeiro para as empresas.

De acordo com conceitos difundidos por John Elkington, criador do "Triple Bottom Line" (ou, "Tripé da Sustentabilidade"), para que um projeto possa ser considerado sustentável, ele deve conter as seguintes características: ser ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo.

John Elkington

 

 

 

John Elkington foi descrito pela Business Week, como o "decano do movimento da sustentabilidade corporativa há três décadas."