+

Projeto Itinerante

O SONHO QUERENDO VIRAR REALIDADE...

 

ESTE É UM PROJETO DESTINADO A EMPRESAS QUE PENSAM GRANDE,

A MÉDIO E A LONGO PRAZO NO QUE DIZ RESPEITO AO

MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS.

 

COM TODA CERTEZA, O RETORNO SERÁ A CURTO PRAZO.

 

VENHA, EMBARQUE E VIAJE COM A GENTE...



O objetivo deste Projeto, é levar a mais crianças e jovens em diferentes lugares, a nossa Exposição ARTE EM SUCATA ELETRONICA, acompanhada de Palestras, Oficinas e Campanhas; possibilitando desta maneira a maior transmissão de informações, visando é claro, a conscientização ecológica.

Através da viabilidade de um Motor Home preparado para este tipo de atividade, pretendemos oferecer as Exposições, Palestras e Oficinas, a diversas localidades, situadas na periferia e não apenas nas áreas centrais, permitindo o deslocamento rápido e atendimento a duas localidades em um mesmo dia, otimizando o atendimento e reduzindo significativamente o custo operacional.

Com o Motor Home, efetiva-se o acesso aos Colégios, Escolas Públicas, Escolas Técnicas e Universidades localizadas no interior ou em outros Estados deste País. Assim, viabiliza-se também oferecer as Exposições, Palestras e Oficinas, também como as Campanhas de Recolhimento de sucata Eletrônica nos eventos (festas) locais dos Municípios, com o devido descarte ecológico, proporcionando o retorno em forma de ICMS ECOLÓGICO.

 

O melhor caminho para a preservação sempre será a Educação.

Um País feito por todos e para todos começa pela educação de qualidade com muita informação e com pessoas que querem resolver grandes desafios sociais, sem se importar com ideologias ou posicionamentos políticos, pois o foco principal tem que ser a informação/educação.

A logística reversa é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade ecológica. Define-se a logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Queremos trabalhar para transformar o Brasil para muito, muito melhor.

 

Vamos juntos?

 

As Opções.


A aquisição do Motor Home, poderá se dar através de doação, de compra patrocinada, da cessão por empréstimo com prazo determinado ou por Leasing, dependendo dos Apoios obtidos e das intençoes publicitárias e de benesses fiscais dos mesmos. Em último caso, poderá ser realizada através de crowdfunding (vaquinha virtual).

Ao colocar-se o projeto itinerante em ação, iremos desencadear paralelamente uma grande campanha de recolhimento de sucata eletrônica que ocorrerá nas Exposições, Palestras e Oficinas com o direcionamento correto dos resíduos.
Esta sucata eletronica recolhida através desta campanha de caráter permanente, será destinada a municiar em primeiro instante o artista plástico em matéria prima para suas obras e em seguida, direcionada para o correto e devido descarte através de empresa especializada em descarte de eletrônicos a qual fornece o respectivo certificado de Destinação de Resíduos permitindo assim o ICMS ECOLÓGICO.

Para não provocar danos ambientais é preciso descartar o lixo eletrônico em locais apropriados, que podem ser empresas especializadas, cooperativas de reciclagem ou centros de estudos - escolas e universidades - com projetos voltados ao descarte de lixo e ao meio ambiente.

O mundo descartável em que vivemos...

Para o artista, o mais importante em produzir e expor esse tipo de arte é trabalhar a conscientização das pessoas, no que diz respeito à preservação ambiental do planeta, visando é claro, a melhoria do meio ambiente e consequentemente da vida humana.

Quando o assunto é reutilizar materiais que são considerados lixo, muita gente torce o nariz. Mas existe outra possibilidade que vem sendo cada vez mais explorada: o upcycle, ou reuso que implica em usar um material inicialmente criado para um fim em algo diferente. Por exemplo, em vez de reciclar placas de circuito de computadores velhos, recuperando metais e outros elementos, é possível usar esses componentes da sucata eletrônica para criar beleza, arte e funcionalidade.

Coerência no Projeto...

Sustentabilidade é um tema cada vez mais presente nos setores industriais de todo o mundo, principalmente nas montadoras de veículos, que são as grandes responsáveis pela emissão de gases poluentes na atmosfera. Em virtude disso, o grande desafio atual dos fabricantes é o desenvolvimento de veículos sustentáveis, que possam suprir as necessidades humanas sem poluir os recursos naturais do nosso planeta.

Para obtermos coerência total em nosso Projeto itinerante, justo seria que colocassemos este a disposição de Fabricantes que desejam testar a implementação de Veículos Ecológicamente corretos.

Muitos acreditam que os veículos sustentáveis sejam os elétricos ou aqueles que utilizam biocombustíveis como a cana-de-açúcar, que, somente no primeiro semestre de 2018, poupou o meio ambiente da emissão de 32 milhões de toneladas de gás carbônico, conforme informações da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica).

Estamos a disposição, senhores fabricantes...

 

Palavra do Artista

Fazendo a minha parte para melhorar este nosso mundo...

Quando começo cada escultura me pergunto o que posso fazer com essas peças inúteis de metal que encontro e com objetos que nada significam para criar algo que todo mundo entenda. O trabalho é conceitual, não se trata de uma solução definitiva para o problema da sucata eletrônica, mas sim, um caminho para a reflexão.

 

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

(Capítulo VI, “do Meio Ambiente”, Art. 225 da Constituição Federal do Brasil)

 


Conscientização

Consumo Desenfreado

Os principais fatores responsáveis pelo aumento do lixo eletrônico no Brasil e no mundo, são, principalmente, a constante evolução tecnológica, o aumento do crescimento populacional, o consumismo desenfreado, a obsolescência programada (decisão de desenvolver um produto para que se torne obsoleto rapidamente) e a obsolescência perceptiva (um produto funcionando passa a ser considerado obsoleto devido ao surgimento de uma nova versão).

A cada dia surgem novos modelos de computadores, smartphones, câmeras digitais e outros diversos produtos eletrônicos. A velocidade dos lançamentos e atualizações faz com que esses equipamentos se tornem obsoletos rapidamente, e assim cresce a demanda por uma destinação correta para o lixo eletrônico.